Contraktor Law: o que todo advogado deveria saber sobre inovação jurídica.

Conheça a série sobre inovação jurídica Contraktor Law:

Você ainda acha que a velha maneira de fazer as coisas é a melhor maneira? Faz sentido criar uma barreira com algo que vai gerar lucro e alavancar sua empresa/carreira?” – Marcus Bittencourt

É com a frase do professor e advogado Marcus Bittencourt que começamos a construção desse importantíssimo assunto: inovação jurídica! Já se fala em inovação no direito a muito tempo. Contudo, é comum encontrarmos ainda hoje advogados e escritórios que não se atualizaram e ainda repudiam a tecnologia. Incrivelmente tradicionais, esses sem dúvida vão parar no tempo. 

Para nós tradição é sinônimo da capacidade de transformação.  Por isso, construímos a série de conteúdos voltada ao setor jurídico: Contraktor Law. Para incentivar a mudança do mindset dos profissionais da área jurídica. E ajudá-los na adaptação com a nova realidade.

Quando criamos a série pensamos em fielmente proporcionar ao setor jurídico, a grande chance de olhar para tecnologia como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento do setor. Por conta disso, a base fundamental para essa série é a famosa frase de Toffler: “os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Toffler

Ao decorrer da formação jurídica acadêmica é inegável a capacidade de argumentação e senso crítico gerado nos profissionais do direito. Porém, essa capacidade não é suficiente para lidar com o direito atualmente. Lembra da frase do professor Marcus Bittencourt? – mais uma reflexão: como podemos continuar com os mesmos argumentos e críticas num mundo dominado pela tecnologia e inovação?

Contraktor Law: consultorias e universidades

Foi pensando nisso que direcionamos os conteúdos da Contraktor Law para diferentes áreas do direito. Nosso primeiro entrevistado foi o professor e advogado Marcus Bittencourt, que apresentou diferenciais do mercado, com uma visão acadêmica e, além disso, um incentivo para transformação em grandes escritórios e consultorias.

Henrique Flores, Marcus Bittencourt e Bruno Doneda

Você encontra, as vezes, nos dinossauros, digamos assim uma estrutura muito tradicional muito conservadora e ela tem uma dificuldade de se adaptar a essas inovações que vão surgindo” – Marcus Bittencourt

Contraktor Law: setor jurídico de grandes corporações

Dando continuidade em nossa proposta, tivemos o prazer de receber em nosso ambiente, as advogadas do Jurídico de Saias, Claudia Trancozo e Fabiane Dias. Claudia Trancozo é Gerente Jurídico da Britânica e lida diariamente com decisões que precisam da sua total dedicação. Por conta disso, a tecnologia inserida no seu setor facilita constantemente a sua atividade. Fabiane Dias é Gerente Jurídico da Ebanx, uma das maiores startups do país e atualmente considerada uma “superfintech” brasileira. A advogada, por se adaptar rapidamente e incluir a tecnologia a seu favor, tornou a inovação jurídica uma realidade no seu dia a dia.

Em entrevista Claudia ressalta a importância do advogado 4.0 conhecer mais sobre o negócio da empresa em geral. Assim, ele terá uma visão macro dos problemas da organização e estará apto a ajudar em decisões estratégicas. Fabiane diz que não há mais espaço para o advogado que não “trabalha junto com o time”. Não é mais viável o posicionamento do “eu avisei” e sim do “estamos juntos”.

Jurídico de Saias
Claudia Trancozo, Henrique Flores e Fabiane Dias

Por fim, é exaltado que o setor jurídico precisa de profissionais ativos e inteiramente atentos a tecnologia que auxiliam nas atividades repetitivas e desgastantes.

Você pode assistir as entrevistas em nosso canal do Youtube. Clique AQUI.

Contraktor Law: escritórios de advocacias

Em breve vamos lançar mais uma grande entrevista da série. Por fim, vamos apresentar uma entrevista com um profissional da área jurídica que atua em escritório e que, vai nos mostrar como a inovação atinge a função diariamente.

Clique AQUI e assista os conteúdos!

Conheça a Contraktor.

  • Deixe uma resposta

    Quer saber mais sobre transformação digital?

     
    Holler Box
    Quer ler mais conteúdos como esse?  
    Holler Box