4 motivos para reduzir o consumo de papel na sua empresa

Reduzir o consumo de papel no ambiente empresarial é uma necessidade tanto para empresas consolidadas quanto para as em crescimento. 

Além dos motivos já conhecidos para sua economia, apresentaremos quatro benefícios que a redução de papel pode trazer para sua empresa:

1. Consciência aliada a tecnologia

Muitas empresas ainda pecam no excesso de papel

Em pesquisa realizada pela AIIM (Association for Information and Image Management), no ano de 2015, é possível identificar que  40% das empresas têm seus arquivos em papel. Um dos motivos para esse dado é a falta de conhecimento de opções que reduzam ou até mesmo eliminem o uso do material.

A redução é possível se aliarmos a tecnologia a práticas empresariais. Já existem diversas estratégias para facilitar atividades cotidianas com o uso da tecnologia, tais como: organização online, pagamento de contas, acesso a finanças, produção de conteúdo, assinatura de documentos através de plataformas digitais, entre outras.

Assim, a redução de papel, faz com as pessoas envolvidas se engajem na procura por soluções mais inteligentes. O que também colabora na transformação digital da empresa.

2. Economia

Redução de papel gera um impacto significativo na economia da empresa

Os gastos com a utilização de papel vão muito além da compra e consumo. Para imprimir folhas que serão utilizadas poucas vezes, há gastos com tinta para impressora, energia elétrica, material de escritório, entre outros.

A pesquisa da AIIM mostra que metade das empresas estão reduzindo a quantidade de material impresso e apostando na transformação digital. E11% delas está fazendo essa transformação de maneira acelerada.

Assim, a redução do uso de papel pode colaborar com a economia financeira da empresa. E pequenos passos levam em direção ao desenvolvimento empresarial.

3. Sustentabilidade

Uma tonelada de papel corresponde a 3 toneladas de maneira

A sustentabilidade pauta as escolhas cotidianas atuais. Dessa forma, a redução do uso de papel, além de ser uma maneira economizar, é também uma forma de se posicionar por um futuro possível.

Faz alguns anos que a madeira utilizada para a produção de papel é proveniente de florestas plantadas, mas ainda assim,  para produzir uma tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira, e o processo usa grandes quantidades de água e energia.

A preocupação com a escassez de recursos naturais disponíveis e com as consequências negativas que o sistema produtivo pode causar no meio ambiente, fazem com que a empresa mantenha seu negócio competitivo, já que são necessárias ao futuro do planeta.

4. Novas formas de armazenamento

Armazenamento em nuvem é um caminho sem volta

A redução de papel desencadeia um processo positivo para a empresa, de forma geral. Com a redução do uso de papel é possível implementar um processo de aceleração digital mais coeso e uma série de ações à documentos antigos, por exemplo.

Em casos de arquivos físicos que precisam ser armazenados por um longo tempo, é possível que passem por um processo de digitalização, e descarte. Dessa forma, é possível arquivar documentos em nuvem e iniciar novos documentos e arquivos de maneira digital para seguir o processo.

Essa transformação pode ajudar na redução física do espaço ocupado pela empresa e na organização e segurança no armazenamento desses arquivos.

 

  • Quer saber mais sobre transformação digital?

     
    Holler Box
    Quer ler mais conteúdos como esse?  
    Holler Box